Nova fase foca em levar proteção acessível a milhões de brasileiros ainda fora do mercado de seguros
A Serasa está expandindo sua atuação para o setor de seguros com uma proposta clara: levar proteção financeira para milhões de brasileiros que ainda não têm acesso a esse tipo de serviço. Realizada no ano passado, a aquisição da TEx, insurtech de tecnologia, está viabilizando esta nova etapa. A união fortalece a infraestrutura tecnológica da companhia, permitindo criar jornadas digitais mais simples e acessíveis para consumidores. A empresa reuniu jornalistas na sua sede em São Paulo na manhã desta quarta-feira, 25.
Segundo Emir Zanatto, Head de Seguros da Serasa Consumidor, a missão vai além de vender coberturas. “Queremos mudar a vida do brasileiro. O seguro deve ser um instrumento de apoio e proteção real, principalmente para quem mais precisa”.
Para muitos brasileiros, essa será a primeira experiência com produtos de proteção. E, por isso, a Serasa aposta em assistências, que têm maior percepção de valor por serem utilizadas com mais frequência. O objetivo é oferecer serviços úteis e criar o hábito de proteção financeira.
Além disso, a plataforma da Serasa permite que o consumidor cote e contrate seguros com poucas perguntas, de forma intuitiva e segura. De acordo com pesquisas da própria empresa, mais de 70% dos usuários estariam dispostos a contratar um seguro dentro da sua plataforma.
Abril deste ano marcou o lançamento da assistência auto, com serviços como: reparo e troca de rodas; conserto de lataria e pintura; chaveiro 24h; guincho e socorro mecânico e elétrico. Posteriormente, a empresa vai incluir assistência residencial e benefícios voltados à saúde e bem-estar.
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Modelo colaborativo com seguradoras e corretores
A operação da Serasa é no formato B2B2C (empresa para empresa para consumidor). Isso significa que a empresa atua como um elo entre seguradoras, corretores e consumidores, ajudando a facilitar o acesso e a distribuição de produtos de proteção.
“Nosso papel é conectar o consumidor à indústria, ajudando a criar novos produtos e a adaptar as jornadas às reais necessidades das pessoas”, explica Thaís Pfeiffer, Diretora de Finanças e Seguros da Serasa Experian.
TEx: tecnologia para escalar o seguro no Brasil
A integração com a TEx traz ganhos operacionais e tecnológicos. Especialista em soluções para corretores de seguros, a insurtech conecta a um ecossistema com maior capilaridade de dados e distribuição digital. Com essa estrutura, a Serasa pretende impulsionar a digitalização do setor e ampliar sua base de atuação, alcançando tanto corretores parceiros quanto novos consumidores.
Com a grande base de clientes e o alcance nacional da Serasa, a expectativa é que o setor de seguros precise se adaptar a uma demanda crescente de novos consumidores. Segundo Emir, “a indústria ainda não está totalmente preparada para o volume que podemos gerar. Mas estamos aqui para construir essa ponte e ajudar o setor a evoluir”.
Por fim, Emir destaca que esta nova etapa é muito mais que um projeto comercial. “Estamos ao lado de quem acredita nessa missão, conclui.