Setor de seguros cresce 14,1% no primeiro bimestre deste ano

Setor de seguros cresce 14,1% no primeiro bimestre deste ano

Percentual representa o comparativo com o mesmo período de 2021; no seguro de pessoas, mais uma vez o destaque é o seguro de vida

A Susep divulgou a tradicional Síntese Mensal que menciona os principais dados acerca do desempenho do setor de seguros em fevereiro de 2022. As informações, segundo a autarquia, foram obtidas a partir dos dados encaminhados pelas companhias supervisionadas. Sendo assim, o documento é atualizado de acordo com o envio pelas empresas, podendo haver ajustes em função de recargas do Formulário de Informações Periódicas. 

O destaque fica para o crescimento de 14,1% do setor em comparação ao primeiro bimestre do ano passado. Foram arrecadados R$ 46,59 bilhões em janeiro e em fevereiro. Nos seguros de pessoas, o grande destaque, mais uma vez, foi o seguro de vida, atingindo o montante de R$ 3,90 bilhões nos dos primeiros meses de 2022. Logo, a marca corresponde a um crescimento de 17,7% em relação ao mesmo período de 2021. 

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Outros fatores que chamaram a atenção no relatório foram:

  • A arrecadação do setor supervisionado nos dois primeiros meses de 2022 foi de R$ 52,78 bilhões, o que representa crescimento de 13,5% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram movimentados R$ 46,49 bilhões.  
  • Os seguros de danos continuam apresentando forte desempenho, com alta de 24,1% na arrecadação de prêmios na comparação do primeiro bimestre de 2022 com o primeiro bimestre de 2021. A arrecadação de prêmios no seguro auto atingiu R$ 6,72 bilhões nos primeiros dois meses do ano, valor 21,1% superior ao do mesmo período de 2021.
  • A sinistralidade do seguro de danos atingiu o valor de 81,3% em fevereiro de 2022, impulsionada pela sinistralidade do seguro agrícola. A sinistralidade dos seguros de danos, no ano passado, foi de 60,2%. Nos seguros de pessoas, a sinistralidade, em fevereiro de 2022, foi de 32,9%, frente aos 39,3% observados em fevereiro de 2021.
  • A linha de negócio rural foi destaque, com crescimento de 101,1% na arrecadação de prêmios no primeiro bimestre de 2022, na comparação com o mesmo período de 2021. Os seguros das linhas patrimoniais, financeiros e marítimos/aeronáuticos também se destacaram, com crescimento acima de 30%.  

Leia, por fim, a 22ª edição da revista:




banner pitzi


©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.