A dinâmica de parcerias entre empresas do mercado segurador brasileiro vem mudando nos últimos anos. Aquisições com o propósito exclusivo de marcar sua entrada no setor ou aumentar sua fatia dentro dele estão perdendo o sentido. Atualmente, é impossível arquitetar uma união sem focar no aprimoramento da entrega de serviços e produtos e produzir uma experiência melhor para clientes e corretores.
Consolidada como uma empresa de tecnologia para a indústria de seguros, a TEx foi adquirida pela Serasa Experian no primeiro semestre deste ano. Uma surpresa? Não para a insurtech, que viu na maior Datatech do Brasil interesses mútuos, sobretudo no que tange o relacionamento do mercado com os brasileiros.
O CEO da TEx, Emir Zanatto, revela com exclusividade quais foram os pontos de conexão que a insurtech encontrou na Serasa Experian. Pontos estes que visam “colaborar para a expansão do mercado de seguros”, pontua o executivo.
Seguro Nova Digital – Qual foi a principal motivação da aquisição da TEx pela Serasa Experian e quais são os principais desafios que você antecipa durante a integração das operações das duas empresas?
Emir Zanatto – O que a Serasa Experian buscou com esse movimento foi criar e impulsionar novas possibilidades no mercado de seguros. A TEx e a Serasa Experian entendem os desafios e as oportunidades que isso significa. Estamos empenhados em levar corretores e seguradoras para mais próximo dos consumidores e auxiliar com soluções de venda e de precificação. O mercado de seguros atinge uma parcela pequena da população e, para atingirmos a meta da CNseg, o PDMS, é preciso buscar e trabalhar em novas formas de abordagem de seguros.
SND – Quais sinergias você encontra entre os serviços da Serasa Experian e as soluções de seguros da TEx?
EZ – Unir os serviços da Serasa Experian com a expertise da TEx é uma forma de colaborar para a expansão do mercado de seguros, modelando o portfólio de produtos e as oportunidades para corretoras, seguradoras e consumidores. De forma objetiva, vamos unificar conhecimentos e produtos para que possamos auxiliar o mercado de seguros com a precificação, além de garantir a veracidade e segurança das operações.
SND – Como a expertise da TEx em ferramentas de cotações de seguros agregará valor ao portfólio da Serasa Experian?
EZ – A atuação mútua deve ampliar as oportunidades tanto para seguradoras como para corretoras da área. Além disso, os consumidores serão beneficiados, uma vez que o acesso aos serviços de seguros impulsiona a jornada financeira e auxilia o planejamento contra cenários adversos.
NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP
SND – Qual o impacto esperado dessa aquisição para os clientes da TEx?
EZ – Esse movimento potencializará ainda mais os resultados dos clientes (corretoras e seguradoras), aumentando a integração com o ecossistema da Serasa Experian. Isso se reflete no dia a dia, na velocidade de implementação de novos recursos, em novos ramos e seguradoras e em mais pessoas conectadas aos corretores.
SND – Quais novas oportunidades de negócios você enxerga surgindo desta aquisição?
EZ – A Serasa Experian quer ampliar o número de seguradoras e ramos em seu portfólio. A ideia é impulsionar o mercado de seguros com serviços e ofertas que atendam às demandas das seguradoras e corretoras, beneficiando os consumidores de todo o país.
SND – Quais novas funcionalidades ou serviços podem ser esperados após a integração completa das duas empresas?
EZ – Estamos trabalhando em novidades e conseguiremos entregar detalhes assim que estivermos mais próximos ao lançamento.
SND – Quais novas funcionalidades ou serviços podem ser esperados após a integração completa das duas empresas?
EZ – Estamos trabalhando em novidades e conseguiremos entregar detalhes assim que estivermos mais próximos ao lançamento.
SND – Há alguma melhoria tecnológica que está sendo planejada como resultado da integração entre as duas empresas?
EZ – A Serasa Experian é uma datatech líder de mercado, por isso estamos sempre acompanhando todas as tendências e evoluções tecnológicas para buscar melhorias que possam atender e beneficiar os setores aos quais impulsionamos, sem deixar de lado a preocupação com as conformidades legais e a segurança da informação.
SND – Em relação aos corretores de seguros, há algum impacto ou benefício específico decorrente desta aquisição?
EZ – O corretor será ainda mais impulsionado com novas oportunidades e soluções.