Manes Erlichman, vice-presidente e diretor técnico da Minuto Seguros
Clientes devem escolher seguros com coberturas adicionais tanto para o carro quanto para a residência
Exclusivo – O clima do início de ano em boa parte do Brasil se confunde com o forte calor durante o dia e com as pancadas de chuva à noite. É nesta época de verão que cresce a quantidade de sinistros ligados a alagamentos, deslizamentos de terra, quedas de árvore e até pane na rede elétrica em residências e em comércios. Desse modo, o setor de seguros assume a função de mitigar esses riscos e evitar prejuízos ainda maiores para o segurado.
Entretanto, o cliente precisa estar atento com as coberturas contratadas a fim de evitar decepções na hora do sinistro. Tanto no auto quanto no residencial, seguros “campeões” de acionamentos nessas ocasiões, as coberturas básicas excluem eventos da natureza, como quedas de árvores, granizos e enchentes.
Na análise de Manes Erlichman, vice-presidente e diretor técnico da Minuto Seguros, o papel do mercado segurador é fundamental para evitar perdas e mitigar riscos nessas ocasiões. “O seguro automotivo e o residencial estão disponíveis para ajudar o cliente a proteger os seus bens mais valiosos”, ressalta. Por isso, segundo ele, “a contratação dos produtos se faz necessária para que não haja grandes prejuízos em casos de danos. Sempre aconselhamos que o cliente conte com a ajuda de uma corretora de seguros”, complementa.
Opção completa no seguro auto
Erlichman lembra que a Minuto Seguros recomenda aos seus clientes uma apólice com proteções abrangentes. “A chamada cobertura compreensiva é a opção mais completa, pois, além de ter cobertura para roubo, furto, incêndio e colisão, o veículo também estará protegido contra os eventos da natureza”, pondera.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS
Além disso, os serviços assistenciais, segundo o executivo, são imprescindíveis nessas ocasiões. “É importante também a contratação de um pacote de assistência 24 horas que contemple os serviços de guincho e pane mecânica, pois é muito comum que os clientes precisem em casos de enchentes ou alagamentos”, alerta.
Sinistros no residencial
As inundações e desmoronamentos causados pela forte chuva de verão afetam milhares de residências, sobretudo nos estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. As coberturas conhecidas como ‘acessórias’ são responsáveis em amparar o segurado em eventos dessa natureza, conta Erlichman. “Elas também devem ser solicitadas pelo cliente, já que não fazem parte do pacote tradicional do seguro residencial”, alerta.
O especialista destaca que cada seguradora trabalha de forma diferente com essas coberturas, podendo encontrar um limitador de cobertura parcial ou por valor. “(…) por exemplo, 10% do valor da cobertura contratada para incêndio no caso de danos por alagamentos e desmoronamentos. Ou seja, a responsabilidade da seguradora é limitada ao valor máximo estipulado em cada uma das coberturas contratadas”.
As mudanças climáticas são sentidas com mais frequência pela população mundial. Além de trabalhar para diminuir os impactos do clima para as próximas gerações, a sociedade atual precisa se precaver de grandes prejuízos como a perda dos seus bens. Para isso, Erlichman aconselha a busca por uma corretora de seguros “para que o processo de compra seja descomplicado e que o segurado tenha acesso aos melhores produtos disponíveis”, conclui.