Sompo lança sistema de vistoria 100% digital que agiliza indenização de seguro Agrícola

Sompo lança sistema de vistoria 100% digital que agiliza indenização de seguro Agrícola

Companhia investe em nova ferramenta que garante mais eficiência, confiabilidade e agilidade no processo de vistoria e indenização de sinistros. Iniciativa integra estratégia da companhia de investir em inovação e expandir atuação no segmento do agronegócio

A Sompo Seguros S.A, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, investiu numa solução inovadora que vai garantir mais agilidade na indenização de sinistros de clientes que contratam o Seguro Agrícola. A companhia acaba de lançar a Vistoria de Campo Mobile, um serviço por meio do qual o perito de campo vai até a propriedade, preenche e envia o laudo via tablet ou aparelho celular, utilizando recursos de geolocalização e imagens via satélite.

“Com isso, somos a primeira seguradora do Brasil com vistoria de campo 100% digital em caso de sinistro no Seguro Agrícola”, observa Andreia Paterniani, diretora da área de Sinistros da Sompo Seguros. “Nos anos recentes, as novas tecnologias contribuíram com soluções que dinamizaram o agronegócio em termos de logística, precisão e eficiência; que culminaram no aumento da produtividade das lavouras. Esse novo serviço chega para atender aos profissionais do agronegócio e proprietários de empreendimentos rurais que sabem que a pronta resposta faz toda diferença. Afinal, estamos tratando de um segmento importante para nossa economia, que em 2020 deve fornecer uma safra recorde de 243,1 milhões de toneladas em grãos, cereais e leguminosas”, conclui.

Por ser totalmente digital, a Vistoria de Campo Mobile da Sompo permite mais agilidade nas análises e garante clareza e segurança das informações. Além disso, é um processo menos burocrático, já que o perito de campo não precisa preencher formulários em papel para envio posterior à seguradora.

Como Funciona

Ao comunicar o sinistro à Central de Atendimento da Sompo Seguros, o segurado ou seu corretor de seguros é contatado pelo perito de campo para agendamento da vistoria. Na data e horário agendados, o perito vai ao local e efetua o trabalho de vistoria, no qual preenche o laudo de sinistro diretamente em seu celular ou tablet. A ferramenta conta com recursos de geolocalização e imagens via satélite, que contribuem com a confiabilidade das informações colhidas. O laudo pode ser transmitido do próprio local para que a equipe da companhia dê prosseguimento ao processo chamado de regulação de sinistro, que resulta na indenização do segurado. “Com isso, um processo que dependia de remessa de formulários, hoje acontece instantaneamente. Além da agilidade, comodidade e confiabilidade das informações; esse processo também é mais ambientalmente sustentável porque evita utilização de papel, minimiza deslocamentos, transportes de materiais e uso de combustível, entre outros aspectos”, avalia Andreia.

Sompo no agronegócio

O lançamento da Vistoria de Campo Mobile faz parte dos investimentos da Sompo Seguros para incrementar sua atuação no segmento do agronegócio. A companhia já é reconhecida na área de seguros para implementos agrícolas e está entre as três mais expressivas do mercado nos ramos de Benfeitorias e Penhor Rural.

Em 2019, a companhia expandiu sua atuação e lançou dois novos produtos: Sompo Agrícola Custeio e Sompo Agrícola Produtividade. O Sompo Agrícola Custeio indeniza ao produtor o valor investido em sementes, defensivos, fertilizantes e outros recursos utilizados no plantio e condução da plantação; caso a produção seja afetada por alguma condição adversa de clima.  Já o Sompo Agrícola Produtividade indeniza o agricultor quando intempéries climáticas ocasionarem queda de produtividade da lavoura segurada. Essa perda é calculada quando a produtividade colhida pelo produtor rural for menor que a produtividade contratada pelo segurado.

O produtor pode escolher os eventos climáticos que deseja contratar. Dentre eles estão: incêndio, raio, tromba d’água, chuvas em excesso, geada, granizo, ventos, seca, entre outras. O produtor tem ainda a opção de contratar a cobertura adicional de não germinação, que indeniza o agricultor caso as sementes não germinarem por algum problema no clima. Os produtos são desenhados para atender as características regionais e são configurados em conformidade com as necessidades especificadas dos clientes. Para grupos de produtores e cooperativas são oferecidas condições especiais de preços.

“A Vistoria de Campo Mobile é mais um recurso de inovação implementado como parte da estratégia de garantir um serviço ágil, qualificado e adequado às necessidades do segurado, que vão propiciar a melhor experiência do cliente junto à nossa companhia”, ressalta Celso Ricardo Mendes, diretor executivo da Sompo Seguros.

Você pode debater sobre este e outros assuntos no grupo de WhatsApp da Seguro Nova Digital exclusivo para profissionais de seguros. Faça parte clicando aqui.




©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.