Segundo a divulgação, modelo de comercialização de seguros dispensa a presença dos corretores
Uma startup voltada para proteção de auto e de smartphone surpreendeu pelo anúncio digital feito nesta semana. “Evite corretoras de seguros – Proteção auto sem burocracia“, diz a divulgação que pode ser vista na primeira página de pesquisa do Google. A ação foi denunciada por um integrante do grupo de profissionais de seguros no Facebook.
“Cada um vende seu seguro como pode e como quer. Mas não precisa atacar a imagem dos profissionais para se promover”, disse uma corretora.
O anúncio chama a atenção para o momento de mudanças no mercado, sobretudo no seguro auto. Seguradoras e insurtechs apostam no modelo pay-per-use a fim de atender maior número de consumidores. Além disso, o seguro para smartphone, corriqueiramente comercializado em varejo, é o segmento que as startups enxergam potencial de negócio.
Em agosto de 2019, a A Superintendência de Seguros Privados (Susep) liberou a criação de seguros com prazo reduzido e com vigência intermitente. A autarquia editou uma norma que vai permitir a comercialização no Brasil de produtos como o “pay as you use” ou “liga e desliga”, como são conhecidas as apólices que podem ser acionadas quando o veículo está em movimento e desligadas, quando o carro estiver na garagem.