Programa bateu recorde de adesão e identificou mais de 100 patologias, sendo que transtornos de ansiedade representaram 16% dos diagnósticos no ano
O programa Única Mente, iniciativa multidisciplinar da SulAmérica voltado para a saúde emocional, bateu recorde em adesão no último ano, com 3.791 novos pacientes e diagnosticou mais de 100 patologias em 2021. Transtornos de ansiedade lideraram os atendimentos realizados ao longo do ano.
Foram 3.222 diagnósticos identificados pelo programa no ano passado, sendo que 506eram de transtornos de ansiedade, representando 16%da análise. As principais questões identificadas foram ansiedade generalizada (13,67%), transtorno misto ansioso e depressivo (11,86%), transtorno ansioso não especificado (4,68%) e outros transtornos ansiosos (4,31%).
E a ansiedade corrobora com o que é visto no Brasil, já que o país é um dos mais ansiosos do mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 18,6 milhões de brasileiros possuem a doença, que teve alta na pandemia de COVID-19. A pesquisa do Instituto FSB, encomendada pela SulAmérica, mostrou que 53% dos brasileiros dizem apresentar sintomas de ansiedade e que metade considera ter piorado sua saúde emocional desde o início da crise sanitária.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS
Desde 2019, o Única Mente oferece apoio profissional em uma jornada de acompanhamento elaborada a partir de um plano personalizado para cada beneficiário, e tem uma fidelização de 79,7% dos que já realizaram mais de duas consultas.
Neste mês, a campanha Janeiro Branco busca alertar sobre a importância do cuidado com a saúde emocional durante todo ano. Raquel Imbassahy, diretora de Gestão de Saúde Populacional da SulAmérica, comenta sobre o tema: “A pandemia agravou os problemas de saúde emocional, e esse impacto foi percebido nos diagnóstico. É fundamental que as pessoas reconheçam as dificuldades emocionais e busquem acolhimento. O programa Única Mente foi criado para ser uma fonte de apoio a quem precisa, e ver que estamos conseguindo atender e tratar cada vez mais pessoas é o sentimento de que nosso objetivo foi alcançado”, afirma
Leia, por fim, a 26ª edição da revista: