Sinistro causado por “tsunami meteorológico” tem cobertura do seguro auto? Entenda

Sinistro causado por "tsunami meteorológico” tem cobertura do seguro auto?

Um “tsunami meteorológico” fez com que o mar avançasse em direção ao continente na Praia do Cardoso, em Laguna, no litoral de Santa Catarina, na tarde do último sábado (11). As imagens feitas por banhistas mostram as ondas atingindo os veículos estacionados no local, que chegam a flutuar, causando prejuízos materiais para os proprietários que podem não ser acobertados pelo Seguro Automotivo.

Isso porque, de acordo com Alex Darlan, representante do Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (Sindsegnne), o seguro não cobre danos causados ao veículo que está estacionado ou transita na areia da praia. “Mesmo que o carro esteja com o Seguro Automotivo em dia, a submersão total ou parcial em água salgada está prevista na lista dos riscos excluídos e das situações em que os segurados perdem o direito à cobertura”, explica.

Ou seja, perdas ou danos ocasionados pelo mau uso do veículo, com exposição deliberada a grandes riscos, ou por trafegar em estradas ou vias não autorizadas, bem como em praias e regiões ribeirinhas, não têm cobertura pelo seguro. “Por outro lado, no momento da análise do sinistro, caso o veículo estivesse transitando ou estacionado em local apropriado, aberto ao trânsito, regulamentado, e acabou sendo atingido pela água salgada, a companhia seguradora poderá fornecer assistência e cobertura”, completa.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

O representante do Sindsegnne afirma ainda que é preciso que todo proprietário tenha em mente que, ao contratar um seguro para seu carro, está assumindo um compromisso com a seguradora. “Ou seja, tanto o contratante quanto o contratado passam a possuir direitos e deveres específicos a depender da cobertura, dispostos na apólice”, cita Darlan.

Por isso, segundo o especialista, é de suma importância que o segurado, seja ele contratante de qualquer produto de seguro, leia as condições da sua apólice atentamente e tire todas as dúvidas com o seu corretor para evitar surpresas futuras.

Leia, por fim, a 37ª edição da revista:





©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.