Sincor-SP reposiciona a Unisincor e amplia debate sobre capacitação de corretores

Sincor-SP reposiciona a Unisincor e amplia debate sobre capacitação de corretores

Reformulação da Universidade Corporativa do Sincor-SP, a Unisincor, foi um dos focos da atual gestão do sindicato

Já não é de hoje que o debate sobre a capacitação dos corretores de seguros é feito entre as entidades do setor. Em 2005, o Sincor-SP fundou a Unisincor, uma instituição de ensino com aulas à distância voltadas à capacitação e ao aprendizado dos corretores associados. Embora a iniciativa já tenha 16 anos, ela ganhou mais corpo nos últimos cinco, quando as atuais lideranças buscaram fortalecer esse canal.

Alexandre Camillo, presidente do Sincor-SP que termina seu mandato no fim deste ano, revela que encontrou a universidade com problemas estruturais e de relacionamento. Por isso, um dos focos da sua gestão foi reformular esse importante braço de capacitação do sindicato. “Ao longo do tempo, a Unisincor teve alguns direcionamentos não tão assertivos. Desse modo, esta diretoria teve a visão de que, para melhor atender o corretor e capacitá-lo ao mundo moderno, era preciso reposicionar sua estratégia”.

Ao estimular o mantra do “Corretor Empreendedor”, a atual gestão do sindicato assumiu a responsabilidade de auxiliar os profissionais a seguirem nesse caminho. Por isso, a capacitação dos corretores foi amplamente debatida nos últimos anos dentro do Sincor-SP.

“Esta gestão não poderia se afastar do processo de capacitação. O mundo hoje é um ambiente hostil e não permite mais comodismo e estagnação. A velocidade nessas mudanças é a realidade do mercado. A capacitação, a informação e a qualificação é tudo que o Sincor e suas entidades parceiras devem oferecer aos corretores para fortalecer o mantra do empreendedorismo”, explica Camillo.

A evolução iminente na Unisincor foi fruto de algumas parcerias. Recentemente, a universidade passou a contar com a experiência da Escola de Negócios e Seguros (ENS), que possui um quadro de professores já conhecidos entre os alunos. O presidente do Sincor valoriza essa parceria.  “O corretor se orgulha em dizer que passou pela ENS. Para a Unisincor é um complemento perfeito, pois estimula o associativismo e a manutenção de uma boa estrutura”.

Essa união entre as entidades viabilizou uma série de benefícios aos corretores, como o Programa de Fidelidade ENS+. Nessa iniciativa, o associado, ao fazer sua contribuição, acumula pontos, que acabam funcionando como uma espécie de milhagem. Em seguida, o dinheiro investido no associativismo dá direito a ele obter benefícios na ENS, como descontos em cursos, por exemplo.

Sincor-SP reposiciona a Unisincor e amplia debate sobre capacitação de corretores
Alexandre Camillo, presidente do Sincor-SP

O líder do Sincor-SP diz que programas dessa natureza só foram possíveis graças à reaproximação do sindicato com a Escola após anos de pouco diálogo. “É uma união de duas entidades que conhecem o setor e sabem das suas responsabilidades”, destaca. Além disso, o momento político e de avanços com a Fenacor e com a ENS possibilitaram uma parceria histórica nesse ecossistema, segundo Camillo.

Próxima gestão

Camillo afirma que o próximo gestor encontrará a Unisincor diferente do que ele pegou em 2014. Mesmo cumprindo seu papel, a universidade precisava passar por um reposicionamento, segundo o líder. Desse modo, o sindicato repaginou a grade de cursos e ofereceu ferramentas acessíveis para que facilitasse o acesso do corretor aos seus materiais à distância.

O líder do Sincor celebra a nova universidade, mas alerta que é muito fácil tudo se perder caso a equipe de 2022 não esteja empenhada em seguir com os investimentos. “Deixamos o legado de uma casa arrumada e pronta para outras necessárias evoluções. A Unisincor está consolidada operacionalmente e bem estruturada. A casa está arrumada para que a próxima gestão faça uma leitura das necessidades dos alunos. Espero que os sucessores saibam fazer muito bom uso disso. Para se construir algo importante é preciso uma série de coisas darem certo”.

Leia, por fim, a 18ª edição da revista:


banner pitzi



©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.