Texto publicado, originalmente, na 49ª edição da revista digital.
Em 2024, o Grupo A12+ criou a UNS — Universidade de Negócios e Seguros e uniu-se à ENS — Escola de Negócios e Seguros, para ampliar os conhecimentos dos sócios, partners e suas equipes. O planejamento estratégico de qualificação para todos atingiu uma marca de mais de 500 alunos matriculados e segue para 2025 com um novo cronograma de atividades.
A Universidade de Negócios e Seguros do Grupo A12+ contou esse ano com um total de 24 turmas, distribuídas em 14 grupos para aulas de até 700 colaboradores, cinco turmas com 250 líderes de equipes e outras cinco turmas com aulas para até 250 sócios cotistas e Partners. O projeto educacional somou uma entrega total de 72 horas de conteúdo, com temas variados.
O programa foi desenvolvido para abordar temas estratégicos, como a importância da tecnologia, a sucessão empresarial, dentre outros tópicos. O presidente do Grupo A12+, Renner Fidelis, reforça a importância do conhecimento como chave para o crescimento.
“É com grande satisfação e, porque não dizer, a realização de um sonho, que celebramos a criação da Universidade de Negócios e Seguros do Grupo A12+. Em nosso primeiro ciclo, tivemos a participação de mais de 500 alunos, com um programa voltado para capacitar todos os integrantes do Grupo A12+: colaboradores, líderes, sócios e Partners”
A Universidade de Negócios e Seguros planeja um novo formato, baseado em uma pesquisa realizada junto a todos os públicos do grupo: colaboradores, líderes, sócios e Partners. O estudo já foi realizado e identificou as áreas onde há maior demanda por treinamento. A equipe pedagógica já está trabalhando para desenhar o programa do próximo ano.
Fernanda Souza, mentora de alta performance e docente da Universidade de Negócios e Seguros, do Grupo A12+, explica que para 2025, a expectativa é consolidar ainda mais a UNS como um motor estratégico de desenvolvimento, inovação e integração no ecossistema.
“Queremos ampliar o alcance das iniciativas de qualificação, atendendo não apenas às necessidades técnicas e operacionais, mas também aos desafios de liderança e visão de mercado que impulsionam o crescimento sustentável das corretoras associadas”.
“(…) Planejamos reforçar o papel da UNS como uma plataforma de excelência, expandindo as trilhas de aprendizagem e implementando metodologias ainda mais inovadoras, como inteligência artificial aplicada à educação e programas de mentoria customizados para sócios, partners e colaboradores”.
NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP
A iniciativa de criar uma universidade corporativa surgiu da necessidade de alinhar os valores, as competências e o propósito do Grupo A12+ com o desenvolvimento contínuo dos nossos talentos. Sabíamos que o aprendizado seria o motor para a inovação e a excelência. Desde o início, os desafios foram estruturar um modelo pedagógico adequado, escolher conteúdos relevantes e engajar os participantes. Durante essa jornada, foi identificado que foi preciso efetuar uma escuta ativa, para entender as reais demandas do grupo. Com isso, foi possível desenhar trilhas de aprendizagem personalizadas e estratégicas.
Em um mercado dinâmico e competitivo como o nosso, a qualificação profissional deixou de ser um diferencial e tornou-se uma necessidade no ambiente corporativo. É com esse propósito que a UNS se posiciona como um pilar essencial para o desenvolvimento contínuo dos sócios, partners e colaboradores das corretoras que integram nosso ecossistema.
Nosso compromisso vai além do crescimento individual: buscamos criar uma rede de aprendizado que fortaleça o coletivo, promovendo inovação, alinhamento estratégico e excelência operacional em todas as frentes. A UNS foi desenhada para oferecer conteúdos personalizados, que atendem às demandas específicas de cada papel desempenhado nas corretoras, sempre com foco na geração de valor sustentável.
Por meio de trilhas de aprendizagem alinhadas às melhores práticas de mercado, abordamos temas cruciais como melhoria da gestão, inteligência de mercado e liderança nas corretoras. O objetivo é capacitar os profissionais não apenas para os desafios atuais, mas também para antecipar tendências e oportunidades futuras.