Por Cassio Bedin, superintendente de Operações da Wiz Concept
A Inspeção de Risco é uma etapa importante do processo de análise e avaliação de riscos realizado pelas seguradoras. Trata-se de uma avaliação técnica realizada por profissionais especializados.
O objetivo é identificar os riscos existentes em uma determinada propriedade e/ou atividade, para que a seguradora possa analisar corretamente a exposição do risco, ofertando assim as melhores condições de cobertura e garantindo que estejam adequadas e alinhadas aos riscos envolvidos.
Em outras palavras, é um processo de análise que envolve a identificação e avaliação dos riscos, bem como a recomendação de medidas preventivas para mitigar ou eliminar esses riscos.
A Inspeção de Risco é importante para seguradoras, as quais oferecem coberturas para empresas dos mais diversos segmentos da economia, como: indústrias/fábricas, comércios, plantas de geração de energia, centros de distribuições, imóveis, veículos, máquinas e equipamentos, entre outros. Por meio dessa avaliação, a seguradora passa a possuir um conhecimento detalhado dos riscos a serem analisados.
Os profissionais responsáveis pela Inspeção de Risco geralmente têm formação técnica e conhecimento especializado em engenharia, segurança do trabalho, normas técnicas nacionais e internacionais, instruções de trabalho, regulamentações, entre outras formações. Requisitos essenciais para garantir sucesso na avaliação.
São utilizadas técnicas e ferramentas no auxílio da identificação dos riscos relacionados à segurança das propriedades e atividades que são desempenhadas. São avaliados fatores como: possíveis problemas de segurança, acesso, armazenamento, condições das instalações elétricas e hidráulicas, sistemas de prevenção de combate a incêndio, localização, condições climáticas, infraestrutura, sistemas de segurança, análise de plano de contingência.
Em uma inspeção para um centro de distribuição, os profissionais avaliam as condições da edificação, identificam possíveis problemas de segurança, acesso, armazenamento, condições das instalações elétricas e hidráulicas, sistemas de prevenção e de combate a incêndio, por exemplo.
Contratar um seguro sem fazer uma Inspeção de Risco pode representar uma ameaça para o contratante e para a seguradora. Uma vez que, sem esse suporte, fica mais difícil determinar a extensão da cobertura necessária para mitigar possíveis exposições existentes, bem como o preço assertivo do seguro, além das definições, amplitude e delimitações das condições da apólice. Como consequência, o custo do seguro pode ficar mais alto do que o necessário. Ou, no pior dos cenários, pode ocorrer a exclusão de coberturas, ou até mesmo a não aceitação dos riscos.
Portanto, é recomendável que o segurado sempre busque realizar uma Inspeção de Risco antes de contratar um seguro, garantindo assim uma condição comercial melhor. Dessa forma, tanto o segurado quanto a seguradora estarão mais protegidos contra possíveis prejuízos ou perdas decorrentes de riscos não avaliados.