A seguradora foi reconhecida pela Kryon por ter realizado a maior implantação de robôs não-atendidos da América Latina
A automação de processos operacionais na Icatu foi um dos grandes desafios da seguradora que, em dois anos, implementou 35 robôs – os chamados RPAs – que foram responsáveis pela robotização de 27 processos e 56 subprocessos das linhas de negócios de Vida, Previdência e Capitalização. Esses números conferiram à companhia o reconhecimento feito pela Kryon – empresa israelense líder em automação de processos robóticos, desenvolvedora da solução ARIS RPA da Software AG, como a empresa com maior implantação de robôs não-atendidos da América Latina, anúncio feito durante o Prêmio de Excelência em Automação 2021.
“Já tínhamos identificado uma necessidade de automação de nossos processos operacionais. Antes, muitas atividades eram executadas manualmente. Nosso desafio era fazer uma sinergia entre a atuação de nossos técnicos e o trabalho dos robôs. Identificamos que a nossa equipe podia ter uma ação mais analítica. Hoje, focamos nas contratações de analistas para revisar processos e implementar robôs. E vale destacar que fizemos remanejamento de equipes e não, desligamentos”, conta o diretor de Operações da Icatu, Antonio Nicolella, que coordena uma equipe com 270 pessoas.
Ele explica ainda que a Diretoria de Operações é responsável por todo o backoffice da operação da companhia, contemplando todas as linhas de negócios e canais. Em Capitalização, por exemplo, os RPAs operam em resgates; em Previdência, em operações que envolvem portabilidade interna e externa; em Vida, na renovação de apólices, faturamento e na emissão de segunda via de certificados, só para citar. A implantação de RPAs resultou em mais de 31 mil horas de processamento e um total de 715 mil registros sem a intervenção humana.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS
“Nós já sabíamos que éramos um case de sucesso em matéria de implementação. Temos muitos processos que rodam em fração de minutos. A automatização de processos traz maior agilidade operacional e qualidade no processamento de dados”, reforça Nicolella. A Icatu foi a única seguradora brasileira homenageada na edição deste ano do Prêmio de Excelência em Automação.