“Taxa de corretagem precisa estar explícita”, enfatiza Solange Vieira

"Taxa de corretagem precisa estar explícita", enfatiza Solange Vieira
Susep decreta que comissões dos corretores serão divulgadas a partir de 1º de julho

A superintendente da Susep, Solange Vieira, enfatizou, em live realizada pela autarquia, que “a taxa de corretagem deve estar explícita no contrato de seguros”. A economista confirmou, ainda, que os valores passarão a ser divulgados a partir de 1º de julho. Para Solange, o mercado de seguros deve ser mais transparente.

No último dia 11 de março, a Susep divulgou em seu site que seria obrigatória a transparência da comissão de corretagem, até então desconhecida pelos consumidores. O diretor técnico da autarquia explicou o objetivo da decisão. “Uma relação equilibrada entre o provedor do seguro e o consumidor é fundamental para a construção de um mercado de seguros forte, saudável e competitivo, que atenda de fato ao interesse da sociedade”.

Leia também:

Generali encerra vendas de Seguro Auto tradicional

No cargo desde fevereiro de 2019, Solange Vieira acumula uma série de críticas por parte dos corretores. Os profissionais chegaram a criar uma petição para tirar a executiva do cargo. Representantes da categoria deixaram pública suas discordâncias com a postura da autarquia nos últimos meses.

Sem passar pelo Senado, a MP 905/19 saiu, por enquanto, da pauta do Congresso. Sendo assim, a Susep voltou a regulamentar a profissão, mas com uma condição: o recadastramento. Todos os corretores devem se recadastrar até o dia 31 de julho para não perder o registro. Milhares de intermediadores já haviam se associado a autorreguladoras e pago uma taxa de inscrição.

Solange Vieira

Por fim, você pode debater sobre este e outros assuntos no grupo de WhatsApp da Seguro Nova Digital exclusivo para profissionais de seguros. Faça parte clicando aqui.

Leia a quinta edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.