Susep decreta que comissões dos corretores serão divulgadas a partir de 1º de julho
A superintendente da Susep, Solange Vieira, enfatizou, em live realizada pela autarquia, que “a taxa de corretagem deve estar explícita no contrato de seguros”. A economista confirmou, ainda, que os valores passarão a ser divulgados a partir de 1º de julho. Para Solange, o mercado de seguros deve ser mais transparente.
No último dia 11 de março, a Susep divulgou em seu site que seria obrigatória a transparência da comissão de corretagem, até então desconhecida pelos consumidores. O diretor técnico da autarquia explicou o objetivo da decisão. “Uma relação equilibrada entre o provedor do seguro e o consumidor é fundamental para a construção de um mercado de seguros forte, saudável e competitivo, que atenda de fato ao interesse da sociedade”.
Leia também:
Generali encerra vendas de Seguro Auto tradicional
No cargo desde fevereiro de 2019, Solange Vieira acumula uma série de críticas por parte dos corretores. Os profissionais chegaram a criar uma petição para tirar a executiva do cargo. Representantes da categoria deixaram pública suas discordâncias com a postura da autarquia nos últimos meses.
Sem passar pelo Senado, a MP 905/19 saiu, por enquanto, da pauta do Congresso. Sendo assim, a Susep voltou a regulamentar a profissão, mas com uma condição: o recadastramento. Todos os corretores devem se recadastrar até o dia 31 de julho para não perder o registro. Milhares de intermediadores já haviam se associado a autorreguladoras e pago uma taxa de inscrição.