Luis Forster, cofundador da PDVBox, e Alexandre Dominguez, CEO da Seguradora ALM
Levantamento da Insurtech Cover Genius mostra que as pessoas tendem a contratar um seguro se oferecido a elas durante a compra de um outro produto ou serviço
O embedded insurance vem sendo debatido mais intensamente nos últimos anos no mercado de seguros. O modelo envolve diversos elementos em sua estratégia comercial, permitindo que qualquer empresa possa se conectar às ofertas de seguros e oferecê-las dentro da jornada de contratação dos seus clientes. A conveniência e a simplicidade são o ponto chave. Em vez de adquirir um produto de seguro separadamente, os consumidores podem obtê-los em parte de um produto ou serviço, como no cartão de crédito, por meio de uma compra online e ao efetuar um empréstimo.
O modelo pode ser uma fonte de receita adicional para empresas que oferecem esses produtos e serviços, o que pode ser benéfico para o crescimento dos seus negócios. De acordo com o levantamento da Cover Genius, as pessoas são mais suscetíveis a contratar um seguro se oferecido a elas durante a jornada de compra de um outro produto ou serviço. 60% do público entrevistado pela Insurtech investiria numa proteção durante as compras no e-commerce, por exemplo.
Luis Forster, cofundador da PDVBox, salienta que o embedded insurance possui uma jornada com forte adesão dos segurados. “Acredito muito que esse modelo de oferta que traz sempre uma experiência ao segurado, embutida em um seguro ou em uma jornada de compra. Existe um caminho muito forte para esse futuro”.
O especialista ressalta que esse modelo de distribuição pode acontecer de várias formas, mas a premissa é obrigatoriamente promover um diferencial no produto. “É um modelo que veio para ficar e que não adianta lutarmos contra. Ele é responsável em ajudar nos processos de criação de novos produtos, em democratizar cada vez mais a distribuição de seguros para todas as classes, bem como trazer inovação e proteção ao mercado”, explica.
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A Seguradora ALM utiliza algumas dessas maneiras de distribuição. O CEO da companhia, Alexandre Dominguez, conta que a seguradora identifica os anseios dos clientes e desenvolve produtos que geram tranquilidade para ele. “A nossa linha de auxílios como alimentação, transporte, moradia e perda de renda é um exemplo disso, junto da nossa linha de serviços”.
O executivo afirma que é preciso desenhar produtos de acordo com as necessidades dos clientes. “O embedded insurance identifica onde estão os desafios e através do desenvolvimento de produtos adequados, com característica que se conectem com as suas coberturas, possa estar embutido e fazendo parte das características e das necessidades de seu dia a dia”.
“Com o surgimento da economia digital, a atenção se divide com a facilidade na contratação de seguros. A nossa distribuição está embarcada em produtos principais, tais como Planos Funerais, seguros para Pet, etc”, conclui Dominguez.
Leia, por fim, a 35ª edição da revista: