Com quantos canais se faz um Cliente satisfeito?

Com quantos canais se faz um Cliente satisfeito?

Emir Zanatto, CEO da TEx

Dias atrás um Cliente me ligou para falar sobre uma nova ideia que ele tinha para o TELEPORT. Ficamos por volta de 30 minutos ao telefone e, na semana que se seguiu, ele me mandou sites e estudos sobre o assunto no WhatsApp e eu mandei para ele, pelo LinkedIn, o artigo de um Executivo de Seguradora que falava sobre o tema.

Recentemente, ele veio até a TEx para almoçarmos e novamente tratarmos daquele assunto, que agora já virou um projeto.

Bastante comum essa história, não é?

Veja que em nenhum momento nós restringimos a forma do nosso contato: digital, one-touch, pessoal, ligação ou o que fosse. Porque é – e sempre foi – assim que as pessoas se relacionam no mundo real.

Essa situação me fez refletir sobre o conceito de omnichannel, que surgiu em meados de 2011 nos Estados Unidos. O omnichannel tinha o objetivo de unificar os canais de venda no varejo e rapidamente foi adotado também para venda de serviços, atendimento ao Cliente e relacionamento.

Todos nós somos omnichannel, de acordo com nossa conveniência e o momento. Por isso precisamos oferecer aos nossos Clientes essa possibilidade também.

Hoje na TEx falamos com as pessoas por e-mail, telefone, ticket, Instagram, Linkedin, chat, Facebook e mais recentemente criamos o Atendimento Ao Vivo.

Com o TELEPORT, as Seguradoras permitiram que o Corretor passe a fazer cálculo, vender e gerir a sua carteira a partir de outro canal que não o da própria Seguradora.

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Isso foi e ainda é um baita avanço.

“Mas isso todos já fazem”, você pode estar pensando. Sim, mas entre esses players  – Corretora, Seguradora, Insurtech e Prestadores – também já é assim?

Todos nós trabalhamos pelo mesmo objetivo: satisfazer o Segurado, garantir que ele use os produtos contratados e que, com a confiança obtida com a primeira apólice, passe a renovar e contratar outros seguros.

Mas as informações não circulam dessa forma, elas se fragmentam.

Pelo conceito, o consumidor poderia alternar entre esses canais de forma absolutamente fluida, como fizemos no exemplo acima. Não seria preciso escolher um canal no início da jornada e ficar preso a ele até o fim, ou pior, ter que repetir sempre o contexto para iniciar em um novo canal.

Existe um universo muito grande de informações que estão guardados dentro das Corretoras, Seguradoras e Prestadores que não é compartilhado, nem mesmo quando estão atendendo ao mesmo Segurado.

Esses fragmentos permitiriam que o Segurado tivesse uma experiência única de integração, confiança e segurança. É disso que se trata o seguro.

Insurtechs e Seguradoras hoje já nascem com o conceito de “API First”, que significa que priorizam a arquitetura que permite criar seus produtos e serviços pensando nessa integração entre os múltiplos canais. E mesmo as tradicionais estão avançando muito com o mesmo objetivo.

O que nos permitirá avançar ainda mais rápido e expandir o Mercado não está lá fora. Está dentro das nossas empresas, aguardando ser compartilhado.

Leia, por fim, a 21ª edição da revista:




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A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.