Os cargos em alta na área de seguros

Os cargos em alta na área de seguros

Oportunidades são em customer experience, desenvolvimento de produtos, riscos e vendas, afirma especialista

Mesmo após 20 meses desde a data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou oficialmente a pandemia, a Covid-19 segue responsável pela aceleração de uma série de mudanças que estão ditando os rumos das relações de trabalho no mundo. É o que aponta o novo Guia Salarial 2022 da Robert Half. Em sua 14ª edição, o estudo destaca que a área de seguros está em intensa transformação digital, principalmente em função do estabelecimento das insurtechs, em busca de uma oferta mais ampla de canais de distribuição e de impacto positivo na experiência do consumidor. 

Segundo Ana Carla Guimarães, gerente de recrutamento da Robert Half, a tendência do mercado que deve se manter é o fortalecimento das áreas de customer experience e de desenvolvimento de produtos. Isso porque o objetivo do mercado segurador é se aproximar cada vez mais dos patamares de excelência pelos quais é reconhecido no mercado financeiro. “E com a entrada das insurtechs no mercado, muitas seguradoras já estão conseguindo desburocratizar mais seus processos e entregar esta qualidade e facilidade aos usuários”, explica. A consultora ainda aponta aquecimento nas posições relacionadas ao segmento de grandes riscos, alinhado a um bom desempenho do mercado de construção, o que também requer profissionais de áreas atuariais. 

“Posições nos setores de previdência e vida também devem se manter aquecidas, pois são áreas que estão tomando uma maior relevância como benefício oferecido pelas empresas”, afirma a gerente de recrutamento.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Entre as habilidades técnicas e comportamentais mais exigidas no mercado, a especialista aponta que é um setor no qual os recrutadores ainda sofrem bastante para encontrar candidatos com formação em uma segunda língua, especialmente o inglês. Além da busca por um perfil mais resiliente, principalmente no setor de vendas. “A área de vendas exige um profissional adaptável e com um conhecimento mais abrangente e diversificado, capaz de lidar com as transformações desse mercado”, conclui Ana.

Atenção às oportunidades 

Com o avanço da vacinação em massa no país, as perspectivas tornam-se mais positivas e a visualização de um mundo pós-pandemia mais palpável. Muitas empresas estão lutando para encontrar capital humano com as habilidades, técnicas e comportamentais, necessárias para apoiar as novas prioridades de negócios que ganharam força nos últimos meses. “As companhias que foram capazes de se reinventar desde o início da pandemia saem em vantagem nesse momento de retomada. Muitas já voltaram a contratar, outras estão se organizando para retomar com força no ano próximo ano”, comenta Fernando  Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul. 

“Reitero que as pessoas são o bem mais valioso de qualquer organização. Por isso, a recomendação que faço aos gestores é de buscar reter seus melhores profissionais para não correr o risco de eles encontrarem a valorização e o acolhimento em outras empresas”, conclui Mantovani.

Profissões em alta para 2022
(Fonte: Guia Salarial 2022 da Robert Half/valores em reais)

SEGUROS

  • Segmentos que lideram as contratações: Operadoras de saúde, Seguradoras – grandes riscos, Corretoras, Insurtechs
  • Posições mais demandadas: Finanças (analistas e gerentes), Atuarial (analistas e especialistas), Comercial (gerentes), Produtos (analistas e gerentes)
  • Habilidades técnicas: Perfil multiproduto, Perfil comercial resiliente, Inglês fluente
  • Habilidades comportamentais: Comunicação, Visão estratégica, Flexibilidade, Adaptabilidade
  • Algumas perspectivas de remuneração em 2022:
    • Analista de Inovação Digital: 8.300 | 11.200 | 12.500
    • Coordenador Atuarial: 10.400 | 13.000 | 14.600
    • Gerente de Produtos: 13.800 | 18.500 | 20.750
    • Analista de Finanças: 6.700 | 9.000 | 10.050

Leia, por fim, a 19ª edição da revista:




©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.