Toda empresa de sucesso precisa de um chefe competente, atento e disposto a fazê-la crescer. O empreendedor Thiago Nigro afirma que “Líder não é aquele que dá ordens. É aquele que dá exemplo.” E de fato, apenas mandar os colaboradores realizarem tarefas é simples, mas somente isso não fará com que seu negócio prospere.
Em uma corretora de seguros, a boa relação com seus funcionários e sua disposição a aprender mais e se renovar são essenciais para que vocês façam mais vendas e melhorem a gestão do seu negócio. Separamos algumas dicas para te ajudar a se tornar um melhor líder.
1 – Estude muito sobre relações humanas
Para aprimorar sua capacidade de liderar uma equipe, é ideal investir nas relações humanas. Estudando sobre o assunto, você encontrará uma série de metodologias e estudos com as mais diversas bases para desenvolver o seu conhecimento com pessoas.
Para isso, vale a pena aprender sobre tipos de personalidades e como lidar com cada tipo, tipos de temperamento, Pirâmide de Maslow etc. É interessante passar a realizar atividades com a participação dos colaboradores, influenciando que eles se conheçam mais e aprendam lições de trabalho em equipe através de jogos e dinâmicas em grupo.
2 – Aprimore suas competências e melhore nas suas fraquezas
Quando estamos falando em ser um bom líder, é preciso lembrar de trabalhar para aprimorar suas habilidades, ou seja, estar em constante busca por melhora nessas questões, mas também para desenvolver uma melhor capacidade nos pontos em que você não vai tão bem.
Isso pode ser feito saindo da zona de conforto, se arriscando nas áreas em que precisa melhorar. Procure cursos, livros, artigos e até mesmo, especialistas no assunto para conversas e pedir dicas. Como dito nesse texto, um líder deve dar o exemplo e não há melhor inspiração a passar para seus colaboradores do que estar buscando ser um melhor profissional.
3 – Motive seus colaboradores
Uma equipe bem conduzida e motivada sempre se torna mais eficiente. Analise seus colaboradores e identifique os pontos fracos e fortes, do grupo e individualmente. Assim, você pode buscar novas formas de alavancar a capacidade da sua equipe e reduzir os erros.
Conforme o avanço, vá mostrando aos colaboradores suas trajetórias e a melhora nos desempenhos. Sempre valorize os esforços e resultados de cada um.
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4 – Fique atento para a distribuição de tarefas
Centralizar tarefas definitivamente não é algo que corresponda a atitude de um líder. Elas precisam ser delegadas de maneira inteligente, sem deixar colaboradores ociosos nem extremamente atarefados. Além disso, distribuindo as atividades de acordo com as respectivas capacidades dos funcionários, permitindo e estimulando que se ajudem.
Confie na capacidade dos seus profissionais e esteja sempre disposto a auxiliar quando for necessário. Treine sua equipe para que eles aprendam a fazer o trabalho tão bem quanto você.
5 – Aperfeiçoe sua comunicação
Será que sua equipe está te compreendendo da maneira como você gostaria? Do que adianta você ter todo o conhecimento, visão empreendedora, ideias inovadoras, mas não conseguir comunicar claramente à sua equipe o que está querendo dizer?
Por isso, trabalhe diversos tipos de comunicação para analisar qual é mais efetiva. Tanto para engajar e informar a equipe, quanto para trazer feedbacks, instruir, corrigir etc.
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Leia, por fim, a 21ª edição da revista: